Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (26/1), o recolhimento do pó para decoração da marca Sugar Art, fabricado pela empresa Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda. A decisão suspende a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e o uso do produto.
Segundo a Anvisa, o pó contém materiais plásticos, o que o torna impróprio para consumo em alimentos.
Outro produto atingido pela ação fiscal é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas), da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda. Também foram suspensas a comercialização, a distribuição e o consumo do item.
A medida se aplica exclusivamente ao lote 004/24, com validade até 30 de outubro de 2026. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen/RJ), o lote foi reprovado no teste de determinação de iodo.
A Anvisa explica que o iodo é um nutriente essencial, adicionado ao sal de cozinha para prevenir a deficiência no organismo, que pode causar bócio (aumento da tireoide) e outros problemas de saúde, inclusive complicações no desenvolvimento do feto durante a gestação.
A Agência orienta que consumidores que tenham adquirido o produto entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa para obter informações sobre o recolhimento.
O telefone do SAC do Sal Globo é 0800 585 0303.
Leia a Resolução no Diário Oficial da União:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-300-de-23-de-janeiro-de-2026-683079537
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !